Santuário Dewachen


Santuário e Centro de Retiros Dewachen

Dewachen – Grande Felicidade

Com um nome que significa “Grande Felicidade” e invoca o Paraíso ou Terra Pura Ocidental da tradição budista, estamos situados na Quinta do Serrado, no lugar de Barbas, perto da Aldeia Galega da Merceana e da Aldeia Gavinha, entre Alenquer e Torres Vedras. É uma região de imenso relevo histórico, cultural e espiritual, na esfera de irradiação das Festas do Espírito Santo, segundo a tradição fundadas pela Rainha Santa Isabel em Alenquer, em 1321, precisamente há 700 anos.

O Santuário é um espaço de Amor, que nos recebeu em 2021, vindos de uma vida citadina, corrida  e agitada, e no qual nos temos deixado inspirar e perder de amor por uma beleza natural que nos inicia no movimento profundo do Cuidar em presença, reverência e consciência.

A ele temos entregue grande parte da nossa energia, dedicando-nos amorosamente à co-criação das condições necessárias à sua regeneração para que, com os tempos e ritmos próprios da Terra que não tem pressa, possa chamar uma mais vasta comunidade divina-humana-animal-vegetal-mineral visível e invisível, que respire com a paz e a tranquilidade de quem habita um espaço de amor e consciência, de respeito e reverência por todas as formas de vida.


Santuário e Centro de Retiros Dewachen

O Espaço Natural

O Santuário Dewachen é um templo natural, onde o sagrado se experiencia directamente no céu aberto, na terra fértil, na fonte cristalina, no ribeiro serpenteante, no relevo das pedras, na exuberância das árvores, plantas, flores e frutos, no canto das aves, na liberdade dos animais.


Lugares mágicos do Santuário

  • No Santuário Dewachen pode-se desfrutar de múltiplos espaços carismáticos, alguns deles ainda em processo de criação:

    • No Templo de Shambhala desencobrimos a perfeição que há em nós e em tudo, a luz e radiância interior que nos habita. Amplo e luminoso, abrimo-nos ao mundo por largas janelas onde se dilui a separação entre interior e exterior.

    • A Serpente de Ervas Mágicas e Medicinais, Guardiã do Templo de Shambhala, onde estamos a co-criar um pequeno universo de plantas terapêuticas, com os seus segredos e subtilezas únicos, que podem ser sentidas e apreciadas através dos 5 sentidos.

    • A Horta Mandala, biológica, desenhada em forma de mandala das 5 energias (Terra, Água, Ar, Fogo e Espaço), é um lugar de Amor onde juntamente com os frutos da horta estamos a iniciar a criação um pequeno habitat natural de arbustos de bagas, plantas e flores variadas que deem as boas-vindas a pássaros, abelhas, rãs, sapos e insectos benéficos.

    • O Lago das Mouras Encantadas é um tanque biológico alimentado directamente pela Mãe d’Água do Santuário, que encanta e refresca os visitantes acalorados e retorna à terra regando flores, vegetais e frutos que a Horta Mandala e o Pomar abundantemente oferecem.

    • A Fonte de Tara (Mãe d’Água), resguardada nas entranhas da Terra, brota fresca e pura, num som que cura, e é a maior bênção do Santuário. Ladeada por um loureiro sagrado, é a presença neste espaço da Fonte da Vida, tema central dos mitos e sabedorias tradicionais. Diz-se que por lá cirandam Mouras e Mouros Encantados que só se mostram com seus tesouros àqueles que caminham em reverência pela Terra e suas fontes fundas…

    • A Cozinha Comunitária (também chamada Cozinha das Bruxas) é um lugar pitoresco, mágico-alquímico, com um belo forno a lenha, onde a nutrição do corpo e da mente são a inspiração de quem partilha saberes e sabores por entre gestos silenciosos e sorrisos doces e cúmplices. 

    • O Bosque das Ninfas, é um pequeno santuário-maternidade que estamos a criar, com árvores variadas e muito jovens, algumas delas recém-nascidas, que povoam agora um antigo baldio por nós reflorestado e que se fará imponente e frondoso com o decorrer dos anos.

        • Na Sala Grande da casa-mãe, antigo lagar e adega e espaço acolhedor das festas e namoros da aldeia, reunidos em torno da grande lareira, sob a irradiante Pomba do Espírito Santo, escutamos antigas histórias que falam das nossas vidas e dialogamos degustando o bom vinho da região, descobrindo o gosto da “vida conversável”, como dizia Agostinho da Silva. 

          Outros recantos encantados se escondem pelo espaço do Santuário, que vos convidamos desde já a desvelar…



        A Comunidade

        O Santuário é habitado por comunidade maravilhosa, divina-humana-animal-vegetal-mineral visível e invisível, com uma presença tão bela e graciosa que o enche de exuberância e de Vida!

        Á pequena comunidade humana, que se entretece em 3 gerações, têm-se juntado, em diversas ocasiões, amigos queridos que nos apoiam na construção, transformação e regeneração deste espaço.

        As ajudadas ou encontros de voluntários já são tradição no Santuário e o espírito de entre-ajuda, a generosidade, a cumplicidade e a amizade que se tem cultivado entre todos tem feito destes encontros  momentos muito preciosos e esperados por nós e por aqueles que participam.



        Recebe as nossas novidades, inspirações e partilhas de forma mais directa através do Canal de Telegram!

        https://t.me/+liv7S6v_DrU1NTI0

        Ajuda o Santuário!

        O Santuário é um espaço para todos, onde a vida é reverenciada e respeitada e onde procuramos cultivar as condições necessárias para o crescimento e florescimento de uma comunidade cada vez maior de seres que possam fruir de tudo isto em tranquilidade e amor. 

        O Santuário proporciona a quem o visita, através da paz e da abundância que manifesta, uma oportunidade de nos reconectarmos com o que de mais belo e profundo nos habita. É por isso um lugar de regeneração e respeito pela sabedoria da Terra e também de meditação e contemplação.

        A manutenção do espaço implica cuidar da horta, do jardim de ervas medicinais, do pomar e agrobosque de forma biológica, apoiar a criação de biodiversidade e proteger a vida e o equilíbrio natural das espécies, fazer compostagem, cuidar das charcas e pequenos lagos que criámos para tornar a água mais abundante e do pequeno bosque comestível que está em pleno crescimento!

        A reflorestação é um ponto essencial para nós no Santuário!

        Apesar de canalizarmos as contribuições que recebemos pelas actividades para a manutenção do espaço, a afluência de pessoas é bastante variável e as despesas (previsíveis e imprevisíveis) são muitas, pelo que toda a ajuda que possamos receber para continuar a mantê-lo e a partilhar aqui ensinamentos de diferentes tradições espirituais é preciosa e imprescindível!

        É com a aspiração de podermos continuar a apoiar a vida neste espaço e a partilhá-lo com todos vocês que estamos receptivos a contributos/donativos que queiram fazer-nos.

        De que forma podes ajudar-nos?

        1. Através de donativos pontuais

        2. Tornando-se um Amigo do Santuário!

        Ao tornares-te Amigo do Santuário, apoiarás a manutenção de todo o espaço bem como de toda a vida que aqui habita, bem como a partilha de ensinamentos que visam o despertar da consciência.

        Se fizeres um donativo, não te esqueças de enviar para nós os teus dados – nome, contacto e número de contribuinte. 

        O que oferecemos quando te tornas um Amigo do Santuário? 

        a) Um encontro anual livre para os Amigos do Santuário, com meditação, caminhada na natureza, fruição do espaço natural e um pequeno cabaz com a fruta que estiver disponível na época.

        b) A certeza de que este espaço continuará a ser cuidado com todo o Amor e que a tua contribuição servirá para torná-lo ainda mais cheio de vida, de biodiversidade, de espaços cuidados para meditação e contemplação e que continuará a ser possível a partilha de ensinamentos importantes para o despertar da consciência.

        Ajuda-nos a apoiar a Vida!

        O Santuário é de todos e para todos!






        Os Eventos

        O Santuário fica perto de espaços naturais muito interessantes, como é o caso da Serra de Montejunto e os Cucos, onde nos podemos conectar de forma muito bela e transformadora com a Terra através de caminhadas, yoga, contemplação, meditação…

        Oferecemos Retiros de Meditação, caminhadas na natureza, cursos, workshops, celebrações, tertúlias e encontros de amigos/voluntários para cuidar da terra e criar um espaço ainda mais acolhedor a quem nos visita bem como outras actividades que visam a abertura de coração e o despertar da consciência como forma de encontrar um sentido profundo para a Vida.

        Abrimos também as portas do Santuário a outras pessoas que pretendam realizar aqui os seus encontros e retiros.

        Contacte-nos!



        Fica a par das novidades!

        RECEBE INFORMAÇÃO SOBRE OS NOVOS RETIROS, WORKSHOPS, CURSOS E ARTIGOS DO BLOG