Despertar na Natureza

O que é?


Despertar na Natureza é uma iniciativa que aspira a criar oportunidades de nos sentarmos e movermos em comunidade e silêncio pelos espaços naturais de forma totalmente despojada e receptiva e em conexão profunda connosco, a Terra e os demais seres vivos, maravilhando-nos e experienciando-nos na grande rede da Vida da qual somos inseparáveis.

Despertar na Natureza é uma iniciativa que aspira a criar oportunidades de reconexão, seja através do bosque, da floresta, do mar, da montanha ou de outros espaços naturais, e cultivar condições propícias ao despertar da consciência para o grande Mistério da Vida, abrindo o coração para toda a riqueza e abundância que estão sempre presentes.

Despertar na Natureza é uma iniciativa que aspira a criar oportunidades para reconhecer que não existe verdadeira separação entre os espaços naturais ditos “exteriores” e o espaço natural da nossa consciência que é, no seu todo, pleno de qualidades vibrantes, revitalizantes, amorosas, criativas e profundamente curativas.

Despertar na Natureza permite-nos (re)descobrir a vitalidade, a clareza e a exuberância dos espaços naturais, naturalmente indutoras de uma consciência espaçosa e livre que se abre à compreensão profunda da realidade. A capacidade de estarmos presentes com aquilo que somos abre-nos ao amor, à compaixão, à alegria e à equanimidade, qualidades naturais da consciência capazes de nos proporcionar estados de felicidade profundos e duradouros.

O que é?

Nos nossos Retiros privilegiamos a imersão na natureza, desenvolvendo práticas meditativas que nos permitem a conexão o corpo, a terra, os sentidos, os elementos naturais, as nossas fontes inatas de cura, intuição e criatividade ou simplesmente repousar na nossa natureza profunda e experienciar todas as qualidades vibrantes que dela continuamente irradiam de forma perfeitamente natural.

Os Retiros são maioritariamente feitos em silêncio permitindo desta forma que corpo e mente se movam como um só na natureza pura de todas as coisas.

O silêncio é um dos maiores presentes que nos podemos oferecer. O silêncio exterior permite-nos estar mais atentos aos ensinamentos profundos e subtis que a todo o momento nos surgem da Terra, do Céu e dos maravilhosos seres que neles habitam.

A sabedoria dos espaços naturais oferece-se abundantemente e o silêncio permite-nos escutá-la a partir de um lugar de tranquilidade e de clareza que nos permite ver a realidade tal como ela é.

Comunidade, Partilha e Silêncio

Nos nossos retiros vivenciamos o espírito de Comunidade, sentindo aquilo que une verdadeiramente cada um de nós através de partilhas e silêncios vividos num ambiente caloroso de abertura e de suporte mútuo que consideramos uma das mais poderosas formas de comunhão e insight ou compreensão profunda. A partir desse espaço de partilha mais íntimo é possível vivenciar a reconexão com a imensa rede da Vida da qual fazemos parte e cultivar uma gratidão e regozijo profundos por isso.

Um dia típico nos nossos retiros na natureza
(poderá ser adaptado em função de programas mais específicos, do espaço natural onde o retiro se realizar ou de condições que não sejam previsíveis)

  • Sempre que possível começaremos o dia com uma prática meditativa de reconexão com o corpo e com a terra ao nascer do sol;
  • Faremos uma sessão de movimentos em atenção plena permitido que o corpo vá despertando ao seu ritmo natural;
  • Faremos um pequeno-almoço com respeito pela natureza privilegiando alimentos saudáveis e sustentáveis;
  • Caso exista um tema proposto para o dia, haverá lugar a uma exposição sobre o tema bem como propostas de reflexão e exposição das práticas a desenvolver ao longo do dia;
  • Faremos passeios no bosque, floresta ou espaços naturais e desenvolveremos práticas contemplativas e meditativas que nos permitam uma (re)conexão profunda;
  • Almoços e jantares serão, sempre que possível feitos de forma comunitária com alimentos saudáveis e sustentáveis;
  • Depois do almoço faremos pausa para relaxamento, para nadar (sempre que o espaço natural o permita), para investigar as zonas envolventes ou para práticas meditativas pessoais;
  • À tarde, faremos novamente passeios no bosque, floresta ou espaços naturais e desenvolveremos práticas contemplativas e meditativas de reconexão com o corpo e com a Terra;
  • Ao fim da tarde reuniremos para uma pequena palestra e reflexão sobre temas do retiro;
  • À noite abriremos espaço para partilha de experiências e de histórias, de leituras e reflexões;
  • Faremos, por último, a meditação da noite, sempre que possível a céu aberto.

Poderão existir actividades de religação com as comunidades locais, podendo-se experienciar aspectos particulares das suas formas de vida numa perspectiva contemplativa e de auto aprofundamento.

A Importancia da Repetição das Imersões em Espaços Naturais

A repetição destas imersões nos espaços naturais permite-nos aprofundar as experiências de conexão, abrindo espaço à descoberta de novos e exuberantes percursos exteriores, que são na verdade os nossos percursos interiores, num amável e aberto convite à mútua integração num despertar pleno da consciência e do coração.

O que pode esperar e como se preparar

  • O objectivo destes retiros não é fazermos caminhadas, exercício, conhecermos a fauna e a flora dos locais ou outros. É, antes, sentirmos e estarmos com aquilo que gratuitamente se oferece às nossas percepções para lá de juízos, conceitos e preconceitos acerca do que percepcionamos, mesmo no caso de iniciativas de religação com as comunidades locais;
  • As imersões nos espaços naturais são desprovidas de objectivos, na verdade não há nada a atingir. Também não são intelectuais ou conceptuais, são experienciais. Só dessa forma abriremos espaço para vivenciar aquilo que naturalmente se oferece, sem os filtros mentais habituais;
  • As imersões nos espaços naturais não visam desenvolver actividades, visam antes despojarmo-nos de todas as pretensões de retirar algo desses espaços e deixar que a própria Natureza e a nossa sabedoria inata nos indiquem o caminho para um verdadeiro reencontro com aquilo que somos;
  • Nestas imersões não pretendemos chegar a um local, mas antes Estar e Ser nos locais e Sentir a sua energia única, sem nos agarrarmos a preconceitos acerca daquilo que vai ou deve acontecer e sem tentarmos recriar experiências de outros ou experiências nossas anteriores. Abrimo-nos antes ao maravilhamento e à novidade daquilo que cada espaço nos oferece a cada instante.

Factos interessantes sobre os benefícios dos passeios na Natureza:

  • Fortalecimento do sistema imunitário
  • Redução do stress
  • Diminuição da pressão arterial
  • Aumento do bem-estar, alegria e bom-humor
  • Maior capacidade de concentração
  • Aumento da capacidade de recuperação de cirurgia ou de doença
  • Aumento dos níveis de energia
  • Melhorias ao nível do sono

Uma prática regular de imersão na natureza, em última instância, traz aos praticantes:

  • Intuição mais profunda
  • Maior clareza mental
  • Maior fluxo de energia Aumento geral dos níveis de felicidade
  • Maior capacidade de aprofundamento dos relacionamentos
  • Descoberta da nossa natureza profunda, comum a tudo o que vive e existe

Todos os participantes das nossas actividades estarão cobertos por um seguro.

As nossas actividades são reconhecidas como Turismo de Natureza pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas.

Léguas Peregrinas, Lda.
Registada no ITP com a Licença: RNAAT Nº 383/2019
Reconhecido como Turismo de Natureza pelo ICNF.

Retiro

Imersão na Natureza - Mar e Floresta

Velit ut, risus erat urna, mollis nulla fringilla blandit viverra consequat, erat lorem lectus, ipsum blandit.

Saber Mais