Introdução à Meditação

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Introdução à Meditação

A meditação está hoje a ser redescoberta pelos ocidentais e a sua prática regular tem benefícios cientificamente reconhecidos em muitas áreas da vida humana, com destaque para a saúde e harmonia física e mental, a educação e o trabalho.

Nível I - Consciência


A meditação está hoje a ser redescoberta pelos ocidentais e a sua prática regular tem benefícios cientificamente reconhecidos em muitas áreas da vida humana, com destaque para a saúde e harmonia física e mental, a educação e o trabalho. A abordagem deste curso acentua que estes são todavia efeitos colaterais, que vêm naturalmente por acréscimo do grande benefício da prática meditativa: reconectar-nos com o que verdadeiramente somos e levar-nos a descobrir que na consciência desperta e presente, aqui-agora, podemos a cada momento encontrar toda a paz, bem e felicidade que constantemente procuramos no exterior e no futuro. Meditar é descobrir que somos o que procuramos e que assim não dependemos para ser felizes daquilo que não podemos garantir nem controlar.

A orientação deste nível do curso e dos seguintes inspira-se na abordagem de Mingyur Rinpoche, um dos maiores mestres contemporâneos de meditação. Os exercícios deste nível do curso são expostos de modo desenvolvido no livro de Paulo Borges O Coração da Vida. Visão, meditação, transformação integral (Lisboa, Mahatma, 2015; 2017, 2ª edição).

Neste nível do curso enfatiza-se que a meditação é uma via de realização integral do ser humano, em termos cognitivos e afectivos. Nesta abordagem, a essência da meditação é a descoberta da consciência como um espaço aberto e desperto de paz, clareza e felicidade que não depende da oscilação das experiências externas e internas. No simples facto de estarmos conscientes podemos reconhecer a nossa bondade e sanidade fundamentais. O nível I do curso habilita a iniciar uma prática regular, individualmente ou em grupo, que pode ser continuada nos níveis II e III, cujos temas são respectivamente Bondade (onde meditamos abrindo o coração ao amor, à compaixão, à alegria e à imparcialidade) e Sabedoria (onde meditamos na natureza profunda da realidade, da consciência que a percepciona e na não-separação entre ambas).

Quem desejar integrar a prática meditativa numa via de realização mais completa, que inclui reflexões e tomadas de consciência fundamentais, a par dos exercícios meditativos, num programa de formação e de prática diária (mínimo de 30 minutos) com diferentes temas semanais e mensais estruturado ao longo de um ano, aconselhamos que se inscreva nos workshops e retiros “O Coração da Vida. Uma Via de Consciência, Bondade e Sabedoria”.

Tanto os níveis I, II e III dos cursos de introdução à meditação como o programa “O Coração da Vida” são concebidos para serem universais e abertos a todos, independentemente das convicções religiosas ou filosóficas.

Programa


  1. O que é a meditação e quais os seus benefícios? A meditação e o pleno despertar da consciência.
  2. Porquê praticar?
  3. Como praticar?
    1. Preparação
    2. Os sete pontos da postura
    3. Atenção plena ao corpo e às sensações físicas
    4. Atenção plena à respiração e às sensações respiratórias
    5. Atenção plena aos fenómenos mentais
    6. Atenção plena aos fenómenos externos (abertura dos cinco sentidos)
    7. Meditação sem objecto ou consciência aberta
    8. Meditação em pé e a caminhar
  4. Conclusão, instruções finais para continuar uma prática regular e dedicatória
(em data a anunciar)