Comunidade Online

Relaxamento Profundo e Reconexão

Todas as Terças-Feiras

(pacotes de 5 sessões)

(17, 24, 31 de Janeiro e 7 e 21 Fevereiro)

Das 21:30 de Terça-Feira às 22:30, antes de deitar

Daniela Velho

ONLINE

Com as preocupações, os projectos, as expectativas, os níveis de auto-exigência e a falta de tempo, caímos em estados crónicos de ansiedade que nos retiram a alegria de viver. Relaxar profundamente é uma arte que desaprendemos à medida que nos divorciamos do corpo e das mensagens que ele oferece.

Partilhar

Proposta

Entrar num estado de relaxamento profundo nos tempos que correm pode tornar-se bastante difícil na medida em que estamos muitas vezes ansiosos, stressados, sem tempo para parar, tomados por estado mentais agitados, privação de sono ou por preocupações intensas com as exigências da vida.

Mesmo quando temos oportunidade de parar, a agitação mental muitas vezes permanece deixando-nos perturbados, exaustos e desconectados de tudo aquilo que a vida a todo o momento nos oferece.

Tudo isto faz-nos muitas vezes sentir que falta um sentido mais profundo para a vida, lançando-nos num estado de automatismo, tristeza e depressão que pode e deve ser libertado. 

Nestas sessões de relaxamento profundo cultivaremos a capacidade de nos libertarmos da tensão física, da agitação mental e de outros estados mentais perturbadores e a repousar em estados de consciência mais profundos, serenos e tranquilos, fruindo de todo o bem-estar, regeneração e cura que isso nos propicia.

O relaxamento profundo pode ainda levar-nos, com a continuidade da prática, ao reconhecimento de um estado fundamental de sanidade e plenitude que é, na perspectiva de várias tradições espirituais da humanidade, a nossa Natureza Profunda.

E este é o verdadeiro poder de um relaxamento bem conduzido.

O QUE PODES EXPERIENCIAR

As práticas começarão às 21:30, no fim do nosso dia, e é importante que a essa hora tenhamos conseguido deixar de lado o peso das tarefas, responsabilidades e obrigações abrindo espaço para entrar gradualmente num estado de consciência mais propício ao relaxamento profundo.

É recomendável que a sessão seja uma suave transição para o descanso da noite (que se deve seguir) e que após o relaxamento profundo já não se façam outras actividades que nos arrastem novamente para estados mentais ansiosos e tensos.

Criar um espaço de prática reservado, íntimo, seguro, quentinho e acolhedor é fundamental para podermos ter as condições ideais para deixar partir e repousar.

As práticas serão diferentes todas as semanas, trabalhando diferentes aspectos de reconexão com o corpo, a respiração, o momento presente e o coração, mas,

A Metodologia seguida tem em conta, regra geral, os seguintes aspectos:

1º Reconexão com o corpo

Á medida que vamos criando uma rotina de prática e descobrindo como entrar de forma consciente e compassiva no nosso corpo, permitindo e honrando o reconhecimento daquilo que está presente – sensações, emoções, fluxos de energia – vamos desenvolvendo a capacidade de identificar os focos de tensão aí presentes. E isso, é o primeiro passo para libertar a tensão acumulada e cultivar estados físicos e mentais mais saudáveis, abertos e livres.

2º Identificar a tensão presente no corpo

O primeiro fruto que podemos colher de uma prática continuada é precisamente a capacidade de identificar essa tensão e perceber como ela nos condiciona e limita e como é importante simplesmente estar presente de forma receptiva e compassiva. Isso por si só abre espaço para começar gentilmente a relaxar…

3º Relaxar

Quanto mais consciência somática desenvolvemos, mais profundos são os níveis de tensão a que podemos aceder e libertar e assim se vão abrindo novos caminhos subtis e neuronais de compreensão profunda do corpo. Com a continuidade da prática, a nossa capacidade de relaxamento torna-se muito forte e poderosa – e pode ser acedida em qualquer circunstância.

4º Deixar partir

E damos mais um passo nesta arte maravilhosa de regressar, honrar e repousar. De reconhecer e deixar partir. A prática envolve agora aspectos físicos, mas também emocionais e mentais. Tudo o que surge no espaço do corpo e da mente pode auto-libertar-se, simplesmente por estarmos presentes.

E podemos começar a largar-nos da ideia limitada de nós mesmos – dos nossos preconceitos, caixas mentais habituais, crenças limitadoras, rigidez mental, bloqueios…

Á medida que o relaxamento se torna mais profundo, começamos a compreender que a paz é possível, que a auto-compaixão é preciosa e que a confiança na sabedoria do corpo é inevitável.

5º Reconexão com a nossa Natureza Profunda

    E através deste deixar partir gradual e de um adentrar no espaço do corpo profundo, do coração subtil, começamos a descobrir uma sanidade fundamental indescritível, um espaço de liberdade, de fluidez, de reconexão com aquilo que de mais precioso nos habita e onde podemos finalmente confiar… repousar… ser quem somos…

    ___

    COMO É QUE AS PRÁTICAS PODEM BENEFICIAR A TUA VIDA QUOTIDIANA?

    Todas as práticas desenvolvidas nas sessões passam a fazer parte de nós. O trabalho com o corpo, exactamente por não ser um trabalho mental, fica guardado na sua memória e pode ser acedido em qualquer momento do nosso dia ou da noite. 

    Quanto mais regular se torna a nossa prática, mais desenvolveremos uma consciência somática profunda e mais facilmente poderemos cultivar recursos de auto-descontração, libertação e reconexão com a nossa natureza profunda – livre, amorosa, plena.

    Com essa continuidade, a nossa capacidade de relaxamento torna-se muito forte e poderosa e pode ser acedida em qualquer circunstância.

    E é este o poder da prática!

    Descontrair de forma profunda e reconectar com a plenitude interior

    Valor: 25 €

    (pacotes de 5 sessões)