Retiros e Encontros

Tesouros Outonais

Reconexão com a Sabedoria das Plantas

26 de Novembro (Sábado)

(das 10:00 às 16:00) 

Alexandra Contreiras

Santuário e Centro de Retiros Dewachen (entre Alenquer e Torres Vedras) 

Corpo profundo

O Santuário está muito feliz por receber no dia 26 de Novembro, das 10:00 às 16:00, a visita da Alexandra Contreiras que nos abrirá a possibilidade de conhecermos as plantas espontâneas (e cultivadas) que aqui vivem e que se manifestam no Outono. Teremos oportunidade de fazer a identificação das espécies, conhecer as suas qualidades e o seu potencial medicinal, compreender como trabalhar com elas de forma sensível e amorosa e saber como usá-las nomeadamente na alimentação e através de óleos e tinturas.

Estamos muito felizes por mais esta oportunidade de aprofundarmos a nossa compreensão e relação com este espaço natural que com tanta gratidão cuidamos!

Partilhar

Encontro

Os ciclos da Natureza vão-se sucedendo, oferecendo em cada momento diferentes desafios e oportunidades. Com a chegada do Outono os dias ficam menores e a escuridão cresce. Na Natureza as mudanças tornam-se evidentes para todos nós, com a queda das folhas. Mas podemos nela encontrar muitos tesouros escondidos de olhos menos atentos. Há frutos preciosos que amadurecem tardiamente e há plantas deslumbrantes que renascem com as primeiras chuvas.
A sabedoria e as dádivas da Natureza são incríveis e incalculáveis. Em cada época do ano a Natureza oferece aquilo que mais precisamos nesse preciso momento. Mesmo a mais simples erva que cresce ao nosso lado tem qualidades únicas e pode ser olhada de forma totalmente diferente. 
Conhecer os ciclos e as qualidades das plantas, permite-nos viver de forma muito mais conectada, saudável e feliz, encontrando nela, natural e espontaneamente, tanto daquilo que precisamos para nos Cuidar. 

O QUE PODERÁS EXPERIENCIAR NESTE WORKSHOP?

Neste Workshop poderás cultivar um outro olhar e uma escuta mais profunda e consciente das plantas que connosco partilham o espaço natural e fruir de toda a sabedoria que nelas se manifesta. 
No espaço do Santuário Dewachen descobrimos a Natureza respeitada e cuidada, tanto nas plantas cultivadas, como nas espontâneas que teimosamente se insinuam com as suas dádivas.
*
Vamos por isso:
*
– Conhecer plantas medicinais espontâneas e cultivadas, observando como crescem, como se relacionam entre elas e sentir as suas qualidades.
– Cozinhar em conjunto, criando o almoço, com plantas espontâneas da época que vamos recolhendo. 
– Fazer óleos e tinturas terapêuticas com plantas e frutos espontâneos.

CONHECER A ALEXANDRA CONTREIRAS

Lila Moreira
Desde cedo mostrou a sua paixão pela Natureza e sua conservação ocupando os seus tempos livres de estudante a aprender sobre os usos e costumes tradicionais, fauna e botânica.
Participou em diversos workshops sobre plantas medicinais, autóctones e seus usos, agricultura Biológica, biodinâmica, permacultura, ecocomunidades e xamanismo. 
Trabalhou com diversos agricultores biológicos.
Trabalhando com Associações de Desenvolvimento Local, e outras entidades, ajudou a implementar e a potenciar os saberes tradicionais e a agricultura biológica.
Trabalhou 12 anos numa quinta, onde está inserida uma escola waldorf, em Alverca, praticando agricultura biodinâmica, criando produtos terapêuticos e alimentares e trabalhando com as crianças dos diversos anos escolares na horta e no pomar.
Vive, com a família, perto de Arruda dos Vinhos na Quintinha da Fonte Santa.
Trabalha em co-criação com a Natureza na criação de espaços naturais equilibrados e produtivos.
Realiza atividades de celebração dos ciclos da Natureza com crianças e adultos. 
Faz oficinas regulares de estudo das plantas espontâneas medicinais, comestíveis e tintureiras.
Cria produtos terapêuticos e alimentares com as plantas medicinais e espontâneas que recolhe.

A IMPORTÂNCIA DA TUA PRESENÇA!

Quando decides vir a um dos nossos Encontros estás a contribuir para o florescimento de uma comunidade  de pessoas que aqui se desloca para partilhar espaço, tempo e intimidade e que tem um impacto significativo no Mundo e na Vida porque se reune com uma motivação de auto-descoberta e das maravilhas da Terra e dos espaços naturais, de expansão da consciência e de abertura de coração. E o mundo está tão necessitado disso!

Estás também a proporcionar-te a oportunidade de descobrires uma nova visão do mundo e da existência que poderá mudar para sempre a forma como te relacionas contigo e com a Vida. 

Por outro lado, na medida em que uma parte do valor da tua retribuição é aplicada no cuidado e na manutenção do Santuário, estás dessa forma a beneficiar todos os seres que habitam este espaço natural onde a biodiversidade e o respeito pela vida é uma das nossas maiores motivações e a contribuir para que todos aqueles que nos visitam possam cada vez mais sentir este lugar como uma Casa e um Refúgio onde o reencontro com o Sagrado é possível e tão natural.

Bem-Hajas por isso!

O ESPAÇO NATURAL ONDE O ENCONTRO DECORRERÁ

Santuário e Centro de Retiros Dewachen
Santuário e Centro de Retiros Dewachen

O Encontro decorre no Santuário Dewachen que é um espaço de todos e para todos, que estamos a ajudar a regenerar através de práticas de presença consciente, amorosa e compassiva. É um local onde a vida é reverenciada e respeitada e onde procuramos cultivar as condições necessárias para o crescimento e florescimento de uma comunidade de seres vivos que usufrua de toda a abundância que aqui se manifesta em tranquilidade e amor. 

Este lugar é cuidado com o Coração e isso sente-se por quem procura momentos de reconexão com o sagrado e com o significado profundo da vida.

O Santuário proporciona a quem o visita, através da paz e da abundância que manifesta, uma oportunidade de nos reconectarmos com o que de mais belo e profundo nos habita.

É por isso um lugar de regeneração e respeito pela sabedoria da Terra e pela Natureza profunda de toda a Vida. 

Abrir as portas desta Casa, enche-nos de Amor e Gratidão, e poder receber quem vem em Busca é para nós uma bênção!

O Santuário também fica perto de espaços naturais muito interessantes, como é o caso da Serra de Montejunto e os Cucos, onde nos podemos conectar de forma muito bela e transformadora com a Terra através de caminhadas, yoga, contemplação, meditação…

Junta-te a nós e sente!

UMA ALIMENTAÇÃO CONSCIENTE

Normalmente, a alimentação é feita por pessoas amorosas que se doam na arte da preparação consciente dos alimentos e que resulta em pratos veganos simples e tão saborosos, frescos e coloridos, privilegiando sempre que possível o sazonal, o local e o sustentável.

Quando a Horta Mandala e o Pomar biológicos do Santuário abundam, usamos com satisfação os alimentos que se oferecem.

Os chás e infusões de Ervas Medicinais que proliferam em aromas e diversidade na Serpente Botânica, estão sempre presentes nas nossas mesas de refeição para deleite de todos.

Neste encontro em particular faremos a refeição juntos! Criando o almoço, com plantas espontâneas da época que vamos recolhendo. 

COM QUE VALOR PODERÁS CONTRIBUIR PARA ESTE RETIRO?

A contribuição é a seguinte:

  • 35 euros (menor possibilidade)
  • 40 euros (valor confortável)
  • 45 euros (valor justo)

O QUE ESTÁ INCLUÍDO? 

Partilha de conhecimentos, práticas e experiências sobre o tema do Workshop

O almoço feito por todos com plantas espontâneas que colheremos.

____

O QUE FAZER PARA GARANTIRES A TUA INSCRIÇÃO? 


Preencher o Formulário anexo até 22 de NOVEMBRO.

– Transferir 20 euros de Reserva, da forma indicada no formulário. Os lugares são limitados.

       
____

Clica no botão abaixo para mais informações e inscrição.